Fitoterapia chinesa
A fitoterapia chinesa é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa que estuda plantas medicinais, suas propriedades, benefícios, toxicidade e seu modo de atuação com o objetivo de encontrar o tratamento mais indicado para alcançar o equilíbrio energético e a saúde do paciente através de plantas medicinais, ervas e chás.
As substâncias presentes em plantas medicinais têm a capacidade de atuar em meridianos específicos produzindo os efeitos terapêuticos em locais / canais específicos do corpo. (Yuan, et al., 2011)
Estudando as propriedades, composição, e ações de substâncias de origem vegetal, animal, mineral ou químicas (naturais), é possível compor fórmulas fitoterápicas através da combinação de várias plantas que se encontram energeticamente equilibradas e têm o poder de produzir um determinado efeito no organismo, sem produzir efeitos secundários.
O profissional especializado avalia os princípios ativos terapêuticos necessários para o equilíbrio energético do paciente levando em consideração vários fatores, entre eles a classificação dos Fitoterápicos segundo:
• Natureza (quente, frio ou neutro)
• Sabor (Azedo, amargo, doce, picante, salgado)
• Função no organismo (exemplo: drenagem de calor no corpo)
• Direção (para cima, para abaixo, para superfície, para a profundidade etc.)
• Vaso de atuação principal
Você pode melhorar sua saúde através da fitoterapia chinesa! Faça uma avaliação das necessidades energéticas do seu organismo e obtenha a indicação dos fitoterápicos que podem ajudar a equilibrá-lo.
Comments
No comment yet.