Teoria dos 5 elementos na Medicina Tradicional Chinesa

post2

Teoria dos 5 elementos na Medicina Tradicional Chinesa

A teoria dos 5 elementos é um dos dois pilares da Medicina Tradicional Chinesa na qual se baseia o diagnóstico e tratamento clínico do paciente.
Essa teoria relaciona todos os fenômenos espirituais, emocionais, e energéticos a cinco elementos básicos da natureza (Terra, Metal, Água, Madeira e Fogo).
Esses elementos se influenciam mutuamente em uma interação dinâmica e constante. É o perfeito equilíbrio entre eles que promove a saúde e bem estar do indivíduo.

O conhecimento da teoria dos cinco elementos e de seus ciclos de controle auxilia no entendimento dos processos clínicos e na determinação do tratamento mais adequado.

Madeira

Representa a Primavera, o Fígado, é o órgão da raiva que é um sentimento que gera estagnação de energia nesse órgão. Ele é responsável pela desintoxicação, filtração, alimentação e restauração do sangue, elimina as toxinas que se encontram no sangue e elimina através da bílis. A nível de sabor, a Madeira é azeda. Um fígado saudável é espirito indomável e coragem ao indivíduo, em desequilíbrio gera timidez, incapacidade de resolver os problemas, indeciso e com falta de coragem.

Fogo

Representa o Verão, a mobilidade ascendente, luz e calor (clima), o Coração, é o órgão da alegria, mas que em excesso gera desequilíbrio. A nível de sabor, o Fogo é amargo. É o mais importante de todos os órgãos, sua principal função é abrigar a mente “Shen” e governar o sangue e os vasos sanguíneos. Quando o coração é forte e o sangue é abundante, a vida emocional está equilibrada, a memória é boa, a consciência é clara, o sono é tranquilo e restaurador, e o raciocínio é esperto. Quando o coração é fraco e o sangue é deficiente, poderá vir problemas emocionais e mentais como depressão, insônia ou sonolência, déficit de memória ou problemas de raciocínio. O elemento Fogo dá a noção de quente, calor, contudo, é utilizado o amargo para desintoxicar e desinflamar o organismo humano (Chia, 1989; Leung e Xue, 2005; Liu, 2010; Maciocia, 2001; Tierra, 1998).

Terra

Representa a Umidade, o Estômago, é o órgão da força do pensamento, a preocupação. A nível de sabor, a Terra é doce. O nosso organismo quando se encontra desnutrido tem tendência para requerer alimentos doces para que estes consigam restabelecer níveis de açúcar ditos normais para o bom funcionamento do corpo. O Estômago é considerado como origem do “Qi – energia do Corpo”, tem influência no estado mental. O Excesso de energia no estômago é causa de ansiedade, confusão mental, hiperatividade, ansiedade e hipomania.

Metal

Representa o Outono, o Pulmão, é considerado o “sopro da vida” para os gregos. A nível de sabor, o Metal é picante. Este é o elemento mais denso que existe, ele está presente no ar que inspirado sendo importante na circulação de oxigénio e de comida, e para nutrir o sangue (Chia, 1989; Leung e Xue, 2005; Liu, 2010; Maciocia, 2001; Tierra, 1998) . Sintomas como mágoa, preocupação e tristeza afetam diretamente este órgão, prendendo e esgotando a energia. O ar puro que oxigena todo o nosso organismo, fazendo uma melhora em todas as funções fisiológicas. Quando este órgão está em deficiência, temos a tristeza, a depressão e a melancolia.

Água

Representa o Inverno, o Rim, é conhecido como “Raiz da vida”, porque armazena a Essência Pré Celestial, originada de nossos pais, ela determina nossa constituição básica. A nível de sabor, a Água é Salgado. A Água encontra-se no organismo e vai ter a função de lubrificar, nutrir, circular, todo o corpo humano. O Rim, é quem regula a resposta endócrina, mantendo o equilíbrio dos fluídos intra e extracelular, eliminando fluídos com substâncias tóxicas para o organismo através da urina, esse órgão determina nossa força de vontade, determinação, firmeza, entusiasmo e espirito de iniciativa. A essência dos rins determina a reprodução, o crescimento, a maturidade sexual, o desenvolvimento, a gestação, a concepção, a menopausa e o envelhecimento.

Comments

No comment yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *